Animais no Luar das Colinas


Besouro Serra-Pau (Dorcacerus barbatus)



Todas as fotos foram retiradas neste ano, 2014, no Luar do Colorado - São José de Mipibu - RN por Ana Carolina.



     O Besouro Serra-Pau (Dorcacerus barbatus) - ou besouro serrador - é um besouro pouco visto em nossa comunidade. Seu tamanho pode variar entre 10 e 17 centímetros e possuem antenas muito longas, que muitas vezes podem ser maiores do que seu próprio corpo. Eles passam a maior parte de seu tempo escondidos sobre a casca das árvores e são considerados pragas por cortar madeira para comer.

     Foi encontrado pela moradora do Luar do Colorado na tarde de hoje - 02.03 - Ana Carolina que nos enviou estas belíssimas imagens deste inseto.


C U R I O S I D A D E S

     É uma espécie em risco de extinção e muito procurado por colecionadores de insetos. 


          
FOTO DE ANA CAROLINA - LUAR DO COLORADO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN - 02 DE MARÇO DE 2014

Será este besouro perigoso para o ser humano?

     Nem um pouco! Este besouro é muito tranquilo e apenas corta e come madeira. A mordida dele deve doer bastante, o macho, por exemplo, tem fortes mandíbulas. Caso venha a ser mordido pode ficar tranquilo, pois o serrador não possui veneno.

FOTO DE ANA CAROLINA - LUAR DO COLORADO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN - 02 DE MARÇO DE 2014

FAÇA COMO ANA CAROLINA, MANDE VOCÊ TAMBÉM A FOTO DE ALGUM ANIMAL EM NOSSA COMUNIDADE E COMPARTILHE DA FAUNA LOCAL!!!!

sergioluiz.pesquisa@gmail.com

FONTE: insetologia.com.br

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aranha-de-prata (Argiope argentata)


Todas as fotos foram retiradas neste ano, 2014, no Luar do Colorado - São José de Mipibu - RN por Sérgio Luiz.


     A Aranha-de-prata (Argiope argentata) - ou aranha de jardim ou aranha de teia - é a aranha mais comum em nossa comunidade - Luar do Colorado e Bosque das Colinas. Ela apresenta uma coloração amarela com branco, preto e prata. Ela mede de 1 a 5 cm e vive cerca de 2 anos. Normalmente é encontrada em vegetação abertas e em jardins. Tem este nome popular devido a cor prateada de seu abdomen.  Alimenta-se de pequenos insetos que caem em sua teia.

     Para muitos, é um animal assustador. De fato, quase todas as aranhas possuem veneno, incluse esta. Porém, podemos ficar tranquilos, pois ela é considerada inofensiva para o ser humano, a não ser que a pessoa tenha alergia ou com as defesas do corpo baixa. Ou seja, dificilmente - se for picado - haverá uma reação negativa.

FOTO DE SÉRGIO LUIZ - LUAR DO COLORADO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN - 2014

C U R I O S I D A D E

     "Quando o macho se aproxima, a fêmea dá-lhe indicação para que se retire erguendo-se na sua teia. Caso o macho consiga aproximar-se da fêmea e acasalar, esta pica-o e envolve-o em seda, como se tratasse de uma presa qualquer que embatesse em sua teia. Por fim, a fêmea leva o macho para a parte da teia e come-o. Mas ao menos dá mais tarde bebês que garantem a continuação da espécie." (retirado de Wikipedia)
  
 FOTO DE SÉRGIO LUIZ - LUAR DO COLORADO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN - 2014
          Aranha-de-prata envolvendo sua presa com seda.

 FOTO DE SÉRGIO LUIZ - LUAR DO COLORADO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN - 2014
     Interessante, a parte de cima dela, onde parece haver olhos ou algo do tipo, é falso, é apenas para assustar os predadores. Na verdade ela está de cabeça para baixo.


MANDE VOCÊ TAMBÉM A FOTO DE ALGUM ANIMAL EM NOSSA COMUNIDADE!!!!

sergioluiz.pesquisa@gmail.com




0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial