domingo, 20 de dezembro de 2015

Uso de extintores em veículos de passeio volta a ser obrigatório.



Por Saulo de Castro
Extintores voltarão a ser obrigatórios (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Extintores voltarão a ser obrigatórios (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornava facultativo o uso de extintores de incêndio em automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
De acordo com a comissão, o Contran agiu de forma unilateral, causando transtornos aos proprietários de veículos que já haviam adquirido os extintores do tipo ABC e aos fabricantes e vendedores do equipamento, que passaram a sofrer com o encalhe dos produtos.
Em Natal, o anúncio animou comerciantes que viram seus estoques acumularem nas prateleiras após a decisão de tornar o uso do equipamento optativo no Brasil. É o caso de Péricles Mateus, proprietários de uma loja de peças automotivas, localizada na Avenida Interventor Mário Câmara, no bairro de Dix-Sept Rosado, zona Oeste de Natal.
Segundo ele, o estoque de extintores ficou encalhado na loja e o prejuízo chegou aos 20% no numero de vendas do equipamento. “Teve muita gente que apostou tudo o que tinha e acabou ficando no prejuízo. Espero realmente que tenha havido essa suspensão, será nossa chance de reverter o quadro”, disse.
Uso optativo
Em setembro, o Contran anunciou que o uso de extintores de incêndio em veículos de passeio passaria a ser optativo no Brasil. A decisão foi tomada com base em uma série fatores, mas o que mais pesou foi que os fabricantes de extintores disseram que seria necessário de 3 a 4 anos para atender a demanda pelo dispositivo do tipo ABC.
Após reunião com os fabricantes automotivos, o Departamento Nacional de Trânsito também informou que uma série de evoluções nos últimos anos resultaram em maior segurança contra incêndios, entre eles o corte automático de combustível em caso de colisão, o posicionamento do tanque fora do habitáculo e a capacidade de combustão dos materiais utilizados.
Prejuízos
Na capital potiguar, o prejuízo atingiu desde lojas especializadas no produto até comércios de autopeças, que haviam comprado os extintores em grande quantidade para poderem atender as demandas sem problemas.
Além dos prejuízos, os comerciantes alegaram que a decisão foi equivocada. O dono de uma loja de produtos de segurança e combate a incêndio, Blidenor Costa, disse que uso do extintor nos veículos particulares é uma questão de educação e segurança.
Comerciantes ficaram com estoque encalhados (Foto: Cedida)
Comerciantes ficaram com estoque encalhados (Foto: Cedida)
“De fato não havia a necessidade de manter a obrigatoriedade do uso de extintores. Nos Estados Unidos e na Europa não é preciso ter esse equipamento no carro.
Apesar disso, essas pessoas se previnem constantemente. Elas foram educadas para isso e aqui no Brasil muitas pessoas não tem o conhecimento correto da educação preventiva. Vendo por esse lado, essa exigência não deveria ser retirada”, ponderou.
Prorrogações
Em 15 de dezembro de 2014, o Contran divulgou uma nota dizendo que os novos extintores do tipo ABC seriam obrigatórios em todos os veículos a partir de 1º de janeiro de 2015, substituindo o do tipo BC. A norma, contudo, estava valendo para veículos zero-km desde novembro de 2009.
No dia 5 de janeiro, pela falta de extintores no mercado para substituição, o governo divulgou uma nova nota, que adiou a exigência para março. Em 25 de março, uma nova prorrogação ocorreu, levando a obrigatoriedade para julho.
Antes da data – em junho – houve nova postergação do uso para outubro, período em que a nova decisão foi tomada.

PORTAL NO AR
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário